Agronegócio

Colheita de café dos cooperados da Cooxupé segue com atraso

Colheita de café dos cooperados da Cooxupé segue com atraso

Trabalhador segura peneira com café em Varginha

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de café arábica dos cooperados da Cooxupé atingiu 13,52% do total projetado para a safra até o dia 17 de junho, no ritmo mais lento desde 2018 para a época, segundo dados da cooperativa divulgados nesta quarta-feira.

Na comparação com a semana anterior, a colheita na importante região produtora da Cooxupé avançou 4 pontos percentuais.



A cooperativa não afirmou em relatório nesta quarta-feira a razão do atraso. Anteriormente, informou que o ritmo está sendo determinado pelas condições climáticas e dificuldades para contratação de trabalhadores.

Quando comparado com a safra de 2021, de baixa no ciclo bianual do arábica, o atraso é de 3,3 pontos percentuais. Em relação ao último ano de alta produtividade da cultura (2020), os trabalhos estão mais de 9 pontos percentuais atrás. Em 2018, somavam 15,7% nesta época.

Entre as regiões de atuação da Cooxupé, a colheita está mais avançada no Sul de Minas Gerais, com 17,5% do café dos cooperados já colhido. Na região de C onde a cooperativa opera, 13% já foi retirado dos pés nesta safra, enquanto no Cerrado os trabalhos atingiram apenas 5,86% do projetado.

+


A Cooxupé, maior cooperativa de café do Sorteio roleta e também principal exportadora, espera um aumento no recebimento de café em 2022, para 6,1 milhões de sacas de 60 kg, sendo 4,6 milhões dos cooperados e 1,5 milhão de terceiros. Em 2021, a cooperativa recebeu 5,6 milhões de sacas.

Na véspera, o Centro de Estudos Avançados em Sorteio roleta Aplicada (Cepea) informou que a colheita da safra 2022/23 estava entre 20% e 30% da produção esperada nas Matas de Minas (Zona da Mata).


Em Garça (SP) e no Sul e Cerrado Mineiro, o volume colhido totalizava de 15% a 25% do esperado. Na Mogiana (SP), a colheita soma de 10% a 20%, segundo o Cepea.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5L0PY-BASEIMAGE